terça-feira, 15 de março de 2011

Santos x Corinthians .

x
No confonto entre Corinthians e Santos um fato marcante foi o períodos de "tabus", variação de tempo em que um time ficou sem ganhar do outro.
O tabu de invencibilidade do Santos em relação ao Corinthians, que durou 22 jogos, começou no dia 29 de dezembro de 1956, pelo Campeonato Paulista, com o placar Corinthians 1 x 2 Santos no Pacaembu, onde o Peixe ainda não tinha Pelé no elenco. O primeiro jogo de Pelé contra o Timão foi no ano seguinte, no dia 11 de abril de 1957 (Corinthians 3 x 5 Santos).
O Tabu durou 11 anos e caiu em 6 de março de 1968, Corinthians 2 x 0 Santos, no Pacaembu. O classíco se destacava antes mesmo do inicia com a escolha de um arbitro argentino, Roberto Goycochea, para apitar a partida. Com equipes com poucos craques, se destacavam Rivelino pelo Timão e Pelé pelo Peixe. Após o apito final, a Fiel gritava "Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!" (Pelé e Edu eram os ídolos do Santos na época). Ao fim do clássico Corinthians 2x0 no Pacaembu, que deu fim ao tabu, Paulo Borges foi alçado a ídolo alvinegro, sendo lembrado até hoje só por esse gol.
O Timão deu o troco na década seguinte, ficando sete longos anos (13 de junho de 1976 a 31 de junho de 1983) sem perder para o Santos. Para os corintianos esse é o maior tabu dá história do clássico, pois no perído o Peixe não venceu o Mosqueteiro em nenhum tipo de torneio profissional, nem mesmo Torneio InícioTorneio Laudo Natel ou qualquer torneio menor, o que não aconteceu no tabu favorável aos santistas.
Os corintianos contestam o tabu de 11 anos uma vez que o Corinthians venceu o Santos por 4 vezes nesse período (por 2 a 1 em 27 de março de 1958, por 2 a 1 em 31 de março de 1960, por 2 a 0 em 29 de março de 1961, todas pelo Torneio Rio-São Paulo, e por 3 a 1 em 16 de junho de 1962,pelo torneio amistoso Taça São Paulo), o que diminuiria o tabu para "apenas" 6 anos e 8 meses. A polêmica se deve porque as vitórias ocorreram em torneios de pouco prestígio na época, como o Torneio Rio-São Paulo, onde, por exemplo, chegou a se declarar 4 campeões em 1966, por falta de interesse em decidir o título devido ao calendário apertado. No Rio-São Paulo era possível substituir os jogadores em campo, algo proibido nos torneios oficiais da época, como o Paulistão,a Taça Brasil, a Copa Libertadores da América ou a Copa do Mundo.
O último grande tabu do confronto foi favorável ao Santos (de 30 de Janeiro de 2002 até 13 de Outubro de 2005). Foram 11 partidas, com 9 vitórias santistas e 2 empates, por 3 anos.

Os Maiores Clássicos

  • O Clássico Alvinegro é o mais antigo entre os Quatro Grandes do Futebol Paulista e foi disputado pela primeira vez em 22 de junho de 1913, pelo campeonato paulista daquele ano. No Parque Antarctica, ainda, na época, pertencente ao Sport Club Germânia, o Alvinegro Praiano goleou por 6 a 3 o Alvinegro do Parque São Jorge.
  • A primeira vitória corintiana no clássico veio no 4º confronto, em 26 de agosto de 1917. O Timão, então duas vezes campeão paulista, goleou por 3 a 0 o Santos, num amistoso em plena Vila Belmiro.
  • Em 29 de junho de 1919 o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0 na Vila Belmiro. Após isso, passaria 5 anos e 3 meses sem ganhar do Coringão, no primeiro tabu do Clássico dos Tabus.
  • Em 12 de outubro de 1924 o Santos enfim vence ao Corinthians, por 2 a 0, e encerra o tabu de 5 anos.
  • Em 4 de setembro de 1927, o avassalador ataque santista de Feitiço e Araken Patusca impôs 8 a 2 ao Coringão, que mandava seu jogo no Parque Antarctica.
  • A primeira final entre Santos e Corinthians ocorreu,no Paulistão de 1930, em 4 de janeiro de 1931. Na última rodada, por coincidência, os dois pleiteantes ao título se encontrariam na Vila Belmiro. O Palestra Itália também lutava pela taça, torcendo por tropeço de ambos e vitória sua. Mas o Corinthians goleou por 5 a 2, comemorando na casa adversária o tri-campeonato paulista!
  • Em 8 de maio de 1932,o Santos enfiou 7 a 1 no Corinthians,na Vila Belmiro, pelo Paulistão, naquela que foi a sua maior goleada na história do clássico. No ano seguinte, em 24 de setembro de1933, nova goleada, agora por 6 a 0, na mesma Vila.
  • O primeiro título paulista do Peixe, o Paulistão de 1935, veio com uma vitória em 17 de novembro por 2 a 0 sobre o Timão (que já não lutava pela taça), dentro do Parque São Jorge, onde os praianos levantaram a taça e comemoraram.
  • Em 21 de julho de 1957, o Corinthians derrotou o Santos (então bi-campeão paulista, que gradualmente deixava de ser uma promessa para se tornar o quarto grande do estado), por 2 a 1 no Pacaembu. Após essa vitória decisiva - o Santos não conseguiu forçar uma partida desempate com o campeão São Paulo por causa desses pontos-, o Timão levaria 11 anos para voltar a vencer o clássico diante do rival, em jogos válidos por campeonato oficiais e relevantes.
  • Em 16 de junhode 1962, o Timão derrotou o Santos de Pelé e Gilmar dos Santos Neves por 3 a 1 no Estádio Alfredo Schürig… pela torneio amistoso Taça São Paulo. Já era a quarta vitória corintiana sobre o Santos desde que começara o tabu válido por torneios como o Rio-São Paulo. Porém, em torneios de ponta, como o Paulistão, Taça Brasil], o Corinthians não conseguiu vitórias nem conseguiria derrotar o adversário por 6 anos ainda.
  • Uma quase tragédia marcou o clássico disputado em 20 de setembro de 1964. Mal começa o jogo, e no estádio super lotado da Vila Belmiro parte de suas arquibancadas cai, ferindo mais de 100 pessoas. O jogo foi interrompido ali, sendo que foi apontado na Revista Placar como o jogo de futebol mais curto da história.
  • Em 6 de dezembro de 1964, o Corinthians fazia seu penúltimo jogo no Paulistão diante do Peixe. Ambos estavam lutando pela taça, porém o Timão precisava vencer o clássico mais que o Peixe, que ainda teria 3 jogos. No Pacaembu, O Timão faz 1 a 0. A Fiel explode. O Santos empata. O Coringão ainda faz 2 a 1. A massa delira no intervalo imaginando a final e o fim do tabu. Mas Pelé eCoutinho destruíram o sonho corintiano: O Peixe empata em 2 a 2. Na sequência vira para 3 a 2, e logo goleia por 5 a 2. Silva faz o terceiro para o Timão, dando alguma esperança aos Fiéis mas o Santos arrasa (Pelé marcou 4 gols e Coutinho 3 naquele jogo), impondo 7 gols praianos. Silva ainda marcou o quarto corintiano, definido o Santos 7 a 4, na estréia de Osvaldo Brandão no comando do Coringão! Presente ao estádio, o adolescente corintiano Juca Kfouri ficou tão frustrado que desacreditou em Deus, se tornando ateu. O Santos acabou campeão.
  • Em 6 de março de 1968,uma quarta-feira à noite no Pacaembu, em jogo válido pelo Paulistão daquele ano (vencido pelo Santos), houve o mais celébre Clássico Alvinegro da história: O Santos contava com um time melhor, perdeu muitos gols e parou frente ao Time da Raça e a um Pacaembu lotado de fanáticos loucos e apaixonados que empurraram um time modesto mas guerreiro. Flávio fez 1 a 0 para o Timão,o que já ocorrera várias outras vezes, com o mesmo resultado ao final: invencibilidade santista. Porém, Paulo Borges fez 2 a 0 e entrou para a história dando fim a 11 anos de alegria contida. Os corintianos saíram cantando do Pacaembu "…1,2,3, O Santos é freguês…" ou "…com Pelé,com Edu, nós quebramos o tabu…".
  • Em 4 de novembro de 1969, depois de muitos anos, o Coringão volta a golear o Santos do Rei Pelé - 4 a 1 no Pacaembu. E muito graças a Rivelino, o Reizinho do Parque.
  • Pelé foi o homem que mais marcou gols no Corinthians. E o Timão, o time que mais sofreu gols seus:49. Mas,no último Clássico alvinegro disputado por Pelé, em 29 de setembro de 1974, no Pacaembu, ele teve uma despedida com gosto amargo: vitória do Corinthians de Rivelino por 1 a 0.
  • Em 8 de fevereiro de 1976 o Alvinegro Praiano derrotou seu rival paulistano por 1 a 0, na Vila mais famosa do mundo. Após esse jogo, passaria longos 7 anos e 8 meses sem derrotar o seu maior rival.
  • Em 20 de agosto de 1978, a estrela do Clássico Alvinegro era Sócrates, que estreava pelo Time do Povo. Mas quem roubou a cena foi outro estreante, Pita, um menino que fez 1 a 0 pro Santos e seria dos principais responsáveis pela conquista daquele Paulistão pelo time Praiano. Esse jogo acabou em 1 a 1.
  • O tabu santista de 7 anos sem vencer o Corinthians só se findou com uma vitória por 2 a 0, no Morumbi, em 23 de outubro, pelo Paulistão de 1983.
  • A segunda final entre Santos e Corinthians, após quase 54 anos, ocorreu em 2 de dezembro de 1984, pelo Paulistão. O campeonato era de pontos corridos, e, por coincidência, na última rodada, o líder Santos, com 1 ponto a mais e jogando pelo empate, enfrentava o Corinthians vice-líder, que lutava pelo tri-campeonato paulista. No segundo tempo, Zé Sérgio fez grande jogada pela ponta-esquerda e cruzou rasteiro. Serginho Chulapa, torcedor santista declarado, empurrou para as redes e definiu o 1 a 0 e o título Peixeiro. Título importantíssimo, pois o Santos só voltaria a conquistar um título de renome em 2002.
  • No Paulistão de 1987 o Santos teve a melhor campanha no turno único. Fosse pontos corridos e teria sido campeão. Mas havia semi-finais e cruzou com o 4º colocado Corinthians. Levou 5 a 1 na primeira semi-final no Morumbi, em 16 de agosto e não saiu de um 0 a 0 em 22 de agosto no Pacaembu, sendo eliminado pelo eterno inimigo. O Corinthians acabou vice.
  • A terceira decisão entre os dois alvinegros decidiu a Copa Bandeirantes, torneio que trazia os melhores colocados do Paulistão de 1994 e valia a vaga paulista na Copa do Brasil de 1995. Na primeira final, 9 de outubro de 1994 no Morumbi, o Corinthians goleou por 6 a 3. Na finalíssima, 11 de agosto no Morumbi,um empate em 1 a 1 e a conquista do título pelo Timão sobre o Peixe.
  • A quarta final envolvendo Santos e Corinthians aconteceu em 24 de janeiro de 1996, na Vila Belmiro, decidindo um torneio amistoso. E deu Santos campeão, por 3 a 1.
  • Em 11 de fevereiro de 1996, Santos e Corinthians empataram em 2 a 2 na Vila Belmiro,em jogo pelo Campeonato Paulista. Mas o que marcou foi o gol de Marcelinho Carioca fazendo 1 a 0 pelo Coringão, que lhe valeu a homenagem do Rei Pelé, que disse merecer uma placa pela obra.
  • Os Quatro Grandes do Futebol Paulista chegaram ao quadrangular final em turno único do Paulistão de 1997. Na primeira rodada, em 24 de maio o Corinthians derrotou o Santos por 4 a 3 no Morumbi e deu o primeiro passo para o título daquele ano.
  • Timão e Peixe se classificaram para as semi-finais do Brasileirão de 1998. Disputadas em melhor de 3 partidas, sendo que o Corinthians jogava por 3 resultados iguais. Na primeira semi-final, em29 de novembro, na Vila Belmiro, o Santos venceu de virada por 2 a 1, invertendo a vantagem. No segundo jogo em 6 de dezembro, no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 0 retomando a vantagem e forçando o Santos a vencer a última. Na decisiva, em 9 de dezembro no mesmo Pacaembu, o Santos fez 1 a 0, mas o Corinthians empatou por 1 a 1 e eliminou o rival, indo ser campeão brasileiro na final.
  • Nas semi-finais do Campeonato Paulista de 2001, o Santos precisava de dois empates contra o Corinthians para ir à final. No primeiro jogo, o resultado foi 1 a 1. Era esse também o placar da segunda partida até que nos últimos segundos Ricardinho fez o gol da vitória corintiana, chutando de fora da área. O Corinthians foi para a final contra o Botafogo de Ribeirão Preto e se sagrou campeão daquele ano.
  • Em 28 de outubro de 2001, o Corinthians derrotou o Santos na Vila Belmiro por 2 a 0. Após esse jogo, passaria 3 anos e 11 meses, 11 jogos sem derrotar o adversário.
  • O Corinthians, um dos líderes do Brasileirão de 2002 receberia o irregular mas encantador time do Santos no Pacaembu. E pra supresa geral leva um 4 a 2 do time de jovens desconhecidos comoRobinho, com direito a gol de bicicleta do centro-avante santista Alberto.
  • Corinthians e Santos fizeram a final do Brasileirão de 2002. O Alvinegro do Parque São Jorge, comandado por Carlos Alberto Parreira tinha melhor campanha e jogava por 2 resultados iguais no Morumbi. O Santos, que já havia eliminado o campeão da primeira fase, São Paulo, era comandado por Émerson Leão e tinha Robinho, Diego, Léo e o zagueiro Alex. Na primeira partida final, em8 de dezembro, Alberto faz 1 a 0 para o Santos logo no começo do jogo. No final, Renatinho garante 2 a 0 para o Peixe. Na finalíssima, o Corinthians precisa vencer por 2 gols de diferença. Começa a final em 15 de dezembro e Diego, contundido, é substituído pelo veterano Robert, que jogou na final perdida em 1995. Robinho faz seqüência de "pedaladas" antológicas pra cima de Rogério do Timão, que comete penâlti. Robinho faz 1 a 0 para o Santos. O Timão pressiona e, no segundo tempo, o santista André Luís faz contra, empatando. Apreensão. O Corinthians vira para 2 a 1. O jogo vira drama pois 1 gol do Corinthians poderia mudar tudo. Então Robinho puxa ataque e centra para Elano empatar 2 a 2. No final Léo vira para 3 a 2 para o Santos. Santos campeão brasileiro! Fim da fila de títulos de 18 anos, em cima do arquirrival Corinthians, após eliminar o líder da primeira fase São Paulo nas quartas de final. No ano em que Palmeiras e Portuguesa foram rebaixados. E o Corinthians perdeu os 5 clássicos que fez com o Peixe no ano.
  • No Paulistão de 2005, a imprensa e a torcida perguntavam quem era melhor: Carlito Tevez do Time do Povo, ou Robinho do Peixe? A resposta foi dada em campo, numa vitória do Santos por 3 a 0 na Vila Belmiro, em 13 de fevereiro, com Robinho fazendo gol e acabando com o jogo.
  • O Santos venceu por 4 a 2 um clássico contra o Corinthians na Vila, pelo Brasileirão de 2005. O árbitro daquela partida, porém, foi pego envolvido em um escândalo de venda de resultados (nada foi apurado contra esse jogo), o que levou a anulação da partida. Quando foi remarcada e refeita, Timão e Peixe lutavam pela taça, porém o Corinthians de Tevez foi um leão em campo e ganhou por 3 a 2 e com isso, pondo fim ao mais recente tabu, de 3 anos e 11 meses sem vencer o clássico.
  • No returno do Brasileirão de 2005, o Corinthians alcançara a liderança e o Santos era uma das últimas esperanças em derrotar o Timão e impedir seu título. Mas no Pacaembu, em 6 de novembro,o Santos não só fracassou, como sofreu um humilhante 7 a 1 do Corinthians,que acabou campeão brasileiro da temporada.

Curiosidades

  • O gol de número mil do Clássico Alvinegro foi marcado por Ronaldo Fenômeno do Corinthians, um gol de cobertura no goleiro Fábio Costa, no jogo realizado na Vila Belmiro, válido pela 1ª Final doCampeonato Paulista de Futebol de 2009
  • O Clássico Santos e Corinthians é o mais antigo do Estado de São Paulo (disputado desde 1913), porém, só passou a ser considerado clássico a partir do final da Década de 1950, quando o Santos de PeléJair da Rosa Pinto e Pagão se firmou como um dos grandes de São Paulo.
  • O Corinthians foi fundado em 1910 e o Santos foi fundado em 1912, sendo os dois mais antigos clubes entre os Quatro Grandes do Futebol Paulista.
  • O primeiro título do Santos veio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, que já não lutava pela taça, em pleno Parque São Jorge no dia 17 de novembro de 1935, conquistando o Paulistão de 1935.
  • Após um amistoso entre o Corinthians 0 x 5 Seleção Brasileira, que ocorreu antes da Copa do Mundo na Suécia em 1958, uma jogada dura de Ari Clemente, do Corinthians, em cima de Pelé, que teria o tirado inclusive dos primeiros jogos da copa, o Rei teria prometido que o Corinthians jamais seria campeão enquanto ele jogasse. E a profecia se cumpriu: Pelé encerrou a carreira pelo Cosmos, no dia 1º de setembro de 1977, e o Corinthians conquistaria o Campeonato Paulista 12 dias depois.
  • O jornalista Juca Kfouri confessou publicamente que se tornou ateu após a derrota do seu Corinthians, para o Santos de Pelé por 7 a 3 em 6 de dezembro de 1964.
  • Houve seis decisões diretas de títulos (Campeonato Paulista de Futebol de 1930Campeonato Paulista de Futebol de 1984Campeonato Paulista de Futebol de 2009Copa Bandeirantes de 1994, Torneio de Verão de 1996 e Campeonato Brasileiro de Futebol de 2002) entre Corinthians e Santos. O Santos se sagrou campeão em três vezes e o Corinthians em três.





Nenhum comentário:

Postar um comentário